Leitura Velas

Cor nas Velas


As cores têm significados simbólicos que podem mudar de acordo com a cultura, crença ou religião.
Vibrando em diferentes níveis energéticos, muitas das vezes sobrepondo-se e outras entrando em conflito, conforme a associação da energia da vela e da pessoa.

Apresentamos abaixo alguns dos significados associados às cores em rituais com velas:


BRANCO
Simboliza a vitória, ressurreição, inocência, pureza, sinceridade, alegria e gloria. Usa-se: na Quinta-feira Santa, na Vigília Pascal do Sábado Santo, em todo o Tempo Pascal, no Natal, nas festas de Nossa Senhora e dos Santos (quando não mártires) e nas festas do Senhor (excepto as da Paixão). É a cor predominante da ressurreição.
É utilizada para obtermos paz de espírito, tranquilidade, harmonia, equilíbrio em nossas casas. Acende-se quando se deseja paz, limpeza, cura, purificação, reconciliação, harmonia e iluminação. Em rituais de consagração, meditação, adivinhação, clarividência, verdade, força espiritual e energia lunar. Aumenta a consciência.
Nas terapias holísticas encontra-se associada ao chacra da coroa/ coronário ou 7ºchacra, quando o corpo se encontra num estado energético bastante avançado, podendo também ser associado aos outros chacras


AMARELO
Está relacionada com a actividade, criatividade, unidade e comunicação e o dinheiro. Fornece poder de concentração e imaginação. Promove o amor espiritual e platónico. Deve ser acesa quando há necessidade de cura energética, clarear a mente, abrir o intelecto, firmar os pensamentos, desenvolver a espiritualidade. Em Ritual de aprendizagem, quebrar bloqueios mentais. Em geral para estimular os estudos. Simboliza também a energia solar, acção, inspiração e mudanças súbitas.
Esta cor permite nos dar forma e movimento a nossas ideias. Representa a ordem, o raciocínio e a lógica. Ela ajuda a vencer a timidez e favorece as relações sociais. Intensifica a memória, a agilidade mental, a eloquência e a capacidade de entender entrelinhas.
Nas terapias holísticas encontra-se associada ao chacra do Plexo Solar/ 3º chacra


VERMELHO
É usado no Domingo de Ramos, na Sexta-Feira Santa, no Domingo de Pentecostes, pois lembra o fogo do Espírito Santo, nas festas dos Apóstolos, nas celebrações da Paixão, dos Santos Mártires e dos Evangelistas (com excepção do S. João). Simboliza o fogo do amor, da caridade ou do martírio (lembrando o sangue derramado por Cristo e Mártires).
É utilizada para obtermos, brilho, amor, energia, fertilidade, vitalidade, força, coragem, poder e harmonia com a paixão. Deve ser acesa quando se precisa, ânimo, determinação, acção, dinamismo, vigor, protecção, conquistar e liderar assuntos relacionados à matéria, aumento do magnetismo em um ritual, e quando queremos nos conectar com seres e forças do plano material.
Interessante lembrar que esta é uma das velas mais utilizadas em magias ciganas e é a mais ligada à beleza física e à sensualidade. Ela nos concede autoridade
Nas terapias holísticas encontra-se associada ao chacra Básico/ 1ºchacra


VERDE
Se usa nos Ofícios e Missas do Tempo Comum. Simboliza a cor das plantas e árvores, prenunciando a esperança da vida eterna. É a cor do crescimento. Usa-se para obter sucesso, boa sorte, prosperidade, rejuvenescimento. Apoio ao novo trabalho e dá segurança financeira, promove novas amizades e fortalece as relações existentes até mesmo funções sociais.
Simboliza a calma, a tranquilidade e o equilíbrio. Deve ser acesa quando se desejar a fertilidade, estabilidade e abundância. Ajuda na realização de nossos sonhos, desperta a vitalidade e recupera a energia, sendo aconselhável acendê-la quando nos sentimos exauridos e esgotados. Ela simboliza a estabilidade, a fidelidade, a constância, a responsabilidade, a perseverança, a longevidade, o êxito na profissão, a sabedoria e a transcendência.
Nas terapias holísticas encontra-se associada ao chacra Cardíaco/ 4ºchacra


ROXO
Usado no Tempo do Advento e no Tempo Quaresmal. No Advento não significa penitência, mas um recolhimento, uma purificação da vida pela justiça e pela verdade, preparando os caminhos do Senhor, vem acompanhado do sentido de um recolhimento que alimenta uma esperança. Na Quaresma se refere a uma profunda interiorização num tempo forte de penitência e conversão, de jejum e oração. É também uma espera por um grande acontecimento, que nos convoca a uma preparação adequada. Simboliza a penitência e a contrição. Pode-se também usar nos ofícios e missas pelos mortos e no Sacramento da confissão.
Está ligada á espiritualidade, magia mistério e introspecção. Estimula o contacto com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações. É a cor da transformação de manifestações psíquicas, idealismo, progresso, quebra de má sorte, protecção, honra, afastar o mal, adivinhação, contacto com entidades astrais. Energia de Neptuno.
Nas terapias holísticas encontra-se associada ao chacra da coroa/ coronário ou 7ºchacra


PRETO
É símbolo de luto, dor e tristeza e a escuridão do sepulcro. Pode ser usado, onde for o costume, nas missas pelos mortos. Antigamente era também usada na Sexta-Feira Santa, significando o choro da Igreja diante da morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e a dos seus filhos espirituais.
Usa-se em rituais de meditação, desmistificadores, para eliminar entidades do mal e as forças negativas. Para afastar mau-olhado, abre os níveis do inconsciente, simboliza a reversão, desdobramento, protecção, libertação. Atrai a energia de Saturno.


ROSA

Variação mais clara do roxo, representa uma quebra na austeridade do Advento e da Quaresma. Simboliza a alegria contida. Pode ser usado no 3º Domingo do Advento, chamado "Gaudete" , e no 4º Domingo da Quaresma, chamado "Laetare", ambos domingos da alegria. Simboliza a alegria, dentro de um tempo destinado à penitência. Tais celebrações, em que se destaca a alegria, foram inseridas nos tempos penitenciais como forma de alentar os fiéis em meio aos rigores próprios daqueles tempos.
Cor das emoções, dos afectos, da compreensão, do companheirismo e do romance. Representa os sentimentos ligados ao coração, como o amor verdadeiro
Relaciona-se com a amizade e um novo amor, á ternura, á harmonia, representa a beleza, o amor, a moralidade. Usada em assuntos amorosos para fortificar relacionamentos afectivos
Por estar muito ligada às forças do coração, esta cor atrai seres e forças ligados a este plano sútil. Simboliza o amor incondicional e as relações regidas por afecto intenso. Provoca a atracção e desperta a sensibilidade e os sentimentos nobres e puros.
Nas terapias holísticas encontra-se associado ao chacra do Coração/ 4º chacra, juntamente com a cor verde.


VIOLETA
Quanto ao Advento, está havendo uma tendência a se usar o violeta, pois o Advento é tempo de feliz expectativa e de esperança, num viver sóbrio.
Deve ser acesa quando há necessidade de transmutar as energias, transformar negatividade, quando tiver inspirações, aumentar a intuição, combater o “stress” e acalmar-se. Cura a harmonia interior. Transmutar qualquer situação, sentimento, emoção.
Cor da espiritualidade e a cor de Saint Germain, mestre ascensionado da Chama Violeta que auxilia na queima do karma. Ajuda na purificação de nosso ser. Ela aumenta a nossa capacidade de sacrifício e a perseverança. Protege os missionários e os imigrantes.
Nas terapias holísticas encontra-se associada ao chacra da coroa/ coronário ou 7ºchacra


Azul
Seu uso é largamente difundido no Brasil e Portugal, em festas e Solenidades da Santíssima Virgem Maria e da Imaculada Conceição. Mas o azul não é uma das cores litúrgicas previstas pela IGMR.
Está associada com a sabedoria, devoção, inspiração, harmonia, luz interior. Ele dá a paz, calma e tranquilidade no lar, compreensão, paciência, honestidade e liderança, envolvendo honra, lealdade, verdade, protecção durante o sono, projecção astral e para induzir sonhos proféticos. Favorável para a meditação e o contacto com o mundo espiritual. Conhecimento, estabilidade no emprego, poder oculto, protecção, compreensão, fidelidade, representa o prazer de viver e tudo aquilo que nos desperta gosto pela vida. Ela estimula a sensualidade, a auto-estima e induz à conquista amorosa e ajuda nas doenças.
Nas terapias holísticas encontra-se associada ao chacra Frontal ou Sexto sentido / 6ºchacra na cor índigo e na cor clara encontra-se associado ao chacra da Laringe / 5º chacra


Ouro
Na liturgia católica pode substituir todas as outras cores, menos o preto.
Activa a compreensão e atrai as influências dos poderes cósmicos, simboliza expansão, estabilidade, usa-se em homenagem a divindades solares. Ela promove a boa saúde, sucesso e fortuna em geral.
Usada para a ajudar na felicidade, virilidade masculina, força psíquica, ajuda na energia curativa e ter rapidamente sorte.
Nas terapias holísticas encontra-se associada ao chacra da Coroar/ 7º chacra


Laranja
Estimula a energia. Promove a actividade sexual e amor material.
Deve ser acesa para ter força mental, aumentar a confiança, a criatividade, o entusiasmo, a alegria, o poder de atracção e obter sucesso nos empreendimentos e na justiça. Em geral para as actividades artísticas e desportivas. É excelente auxiliar para quem quer receber luz, espiritualizar-se e aumentar seu poder mental.
Nas terapias holísticas encontra-se associada ao chacra Umbilical / 2º chacra


Prata

Elimina actos de inveja e o mal invisível, remover a negatividade, promover a estabilidade e atrair as influências benéficas da Deusa. Atrai o poder de influências cósmicas e encoraja a estabilidade, ajuda a desenvolver as habilidades psíquicas. Promove a abundância e atrai o dinheiro.
Utilizada para ajudar nas energias femininas, psiquismo, abre portas astrais, ajuda a proteger.


Castanho
Elimina as indecisões e atrai o sucesso financeiro. Também se acende para pedir protecção de familiares ou animais domésticos. Ajudam a localizar objectos perdidos, melhorar a telepatia e o poder de concentração e atrai o dinheiro.
Nas terapias holísticas pode encontrar-se associada ao chacra da raiz/ 1º chacra, fortalecendo a ligação á terra.



Este significado das cores combina o litúrgico o esotérico e as terapias holísticas.

Nota: Existem mais cores aqui não referidas e outras que variam em tonalidade

Sem comentários:

Enviar um comentário